sexta-feira, 12 de setembro de 2014

5 boas ideias para fazer (e mudar de vida) num sábado


Passamos a semana à espera de sexta e depois passa o fim de semana e começa tudo de novo. Parece uma coisa sem sentido, parece que andamos às voltas sem chegar a lugar nenhum, apenas a ver o tempo passar.

Certo e conveniente que não seja literalmente assim, mas se pudermos tornar cada dia da semana um dia melhor é bem mais agradável, não?

Normalmente a diferença entre um dia bom e um dia como outro qualquer é a existência de objetivos, que nos traz motivação e nos faz saltar da cama com um sorriso nos lábios - que sensação boa! 

E objetivos podem ser coisas em grande como mudar de vida, ou coisas mais pequenas mas não menos importantes como adquirir qualquer coisa que nos vai fazer feliz, começar no ginásio, mudar de visual, emagrecer, enfim, há mil coisas que se podem fazer para nos sentirmos melhor, certo?
E quando temos objetivos, a partir do momento que os temos e que começamos a traçar metas para os atingir, aparece a felicidade, a motivação mesmo antes do próprio objetivo ser alcançado. E isto sim é ser feliz.

Deixo esta frase para reflexão e cinco sugestões para este sábado:

Cuida de ti
Tirar um dia inteiro para nós, faz-nos sentir especiais, confiantes e prontas para enfrentar o mundo. Uma mulher confiante é capaz de (quase) tudo. 
Marca cabeleireiro, depilação, arranja os pés e as mãos e aproveita o fim de semana. Promete a ti mesma que vais cuidar de ti o resto da semana, colocar os cremes todos, ter as unhas impecáveis, o cabelo cuidado, etc - todos os dias.

Muda de visual
Outro dia li algures, que quando mudamos o cabelo é porque queremos mudar de vida. Acredito que sim, e dei comigo a pensar que mudo o corte ou a cor de cabelo sempre naquelas fases de transição (fim de ano, setembro, primavera) em que faço listas mentais do que quero mudar.
É incrível o poder que se sente quando se muda por exemplo o corte de cabelo. Renascemos. Começamos de novo. Sentimo-nos diferentes e prontas para mudar e acordamos os dias seguintes com aquele sorrisinho de que algo mudou.

Arruma o roupeiro
Destralhar, deitar fora o que não faz falta, simplificar o que há em casa faz milagres. Quando o fazemos, conseguimos ver tudo com mais lucidez inclusive a nossa vida. A sensação de leveza faz-nos desejar sentir o mesmo em relação a outras coisas. Limpar a secretárias, limpar o nosso circulo de "amigos", simplificar, arranjar mais tempo, mais qualidade de vida. E pode começar tudo num sábado chuvoso :)

Faz alguma coisa diferente
Procura um hotel e vai passar uma noite fora com o teu namorado/marido (o booking costuma ter promoções ótimas), convida as tuas amigas e vai tomar um brunch. Compra meia duzia de revistas e vai ler para uma esplanada ao pé do mar. Obtém inspiração, faz planos, pensa o que podes melhorar, com calma e em paz. A ideia é sentires que mereces aproveitar, brindar à semana que passou e ganhar energias para a que aí vem. Cheia de planos.

Começa agora
Pensa no que queres mesmo. Naquilo que te vai fazer feliz e decide agora como vais consegui-lo. Não é preciso ser nada muito drástico. Como se costuma dizer "o que custa é começar", e é mesmo. O resto vem! 
Queres emagrecer? Procura os ginásios mais próximos e marca um dia para a inscrição.
Ou faz uma lista de compras saudáveis para teres em casa. 
Queres comprar uma coisa nova mais cara? Arranja um mealheiro e começa a poupar agora.
Queres mudar de emprego? O que podes fazer? Procurar alternativas, fazer novas formações, juntar dinheiro para ter mais alguma segurança? Ofereceres-te para estagiar em algum lado? 
Enfim, tudo depende do que queremos, mas tudo é possível quando queremos. Não é preciso dar um passo certeiro, mas é preciso começar. E isso só depende de nós.


Em ultimo caso podes enfiar-te no sofá e sair de lá 2ª feira. Ás vezes precisamos disso. De não fazer absolutamente nada. Mas outras vezes precisamos de mais que isso e não é assim que o vamos conseguir. Se já estás bem, aproveita a chuva e deixa-te estar em casa. Segunda feira vais ter motivação para saltar da cama, mas se não estás não desperdices um sábado, começa agora a mudar para teres essa vontade de aproveitar cada dia.

E o mais importante de tudo? Vizualiza os teus objetivos! Imagina, acredita, vê-os a acontecer. Nunca vos aconteceu por exemplo acordarem, e além do sono e da preguiça, começam a pensar "gostava de fazer isto, mas para isso ainda tenho que me levantar, tomar banho, vestir-me, tomar o pequeno almoço, pegar no carro, ir até lá, estacioná-lo, andar a pé, etc, etc, etc" tudo tão complicado que acabam por desistir? Agora experimentem (se é que não experimentaram já!) acordar e pensar "tenho que fazer isto" e focam-se nesse objetivo, sentem e imaginam como vai ser bom, o que vão beneficiar com ele, como se vão sentir quando estiverem lá e...como que por magia, desaparecem aqueles obstáculos todos e quando dão por vocês já estão quase a chegar. 
Isto acontece, e acontece nas coisas mais simples e nas mais complicadas. Ter objetivos faz-nos realizá-los e querê-los muito, acreditar, vizualizar, faz-nos consegui-los mais facilmente.


Bom fim de semana!

Desafio-vos a vir aqui segunda feira contarem o que fizeram no sábado :)
O que mudou. Prontas para saltar da cama e ser felizes?




8 comentários: