segunda-feira, 1 de abril de 2013

detox

detox

Depois destas férias só tenho uma coisa a dizer - DETOX JÁ!
Desde as refeições em restaurantes, ás comidinhas boas da mamã (visitar a familia é sempre um perigo), ao tempo que não permitiu grandes exercícios e ás amêndoas (é a ultima vez que pronuncio esta palavra demoníaca)...o meu corpo pede desintoxicação urgente!

Vou adotar já alguns cuidados que além de desintoxicação pós-Páscoa, servem de preparação para o Verão. Sim, agora é um instantinho e não dá para adiar mais.

Então aqui ficam algumas coisas a reter:

  • Pequeno almoço é de rei. É a minha refeição preferida, logo encaro-a como a refeição principal onde posso "abusar". Sabe-me bem que assim seja e acho que é assim que deve ser. Temos um dia inteiro pela frente para queimar calorias e precisamos de uma dose extra de energia. Atenção que abusar não quer dizer comer doces ou gorduras!! Normalmente como uma sandes de pão integral com queijo e/ou fiambre, ovos mexidos, sumo de laranja natural e café com leite.
  • Ao almoço como normalmente, visto que com os horários que temos e muitas vezes sujeitas aos cafés/restaurantes nem sempre é possivel escolher o melhor. Tento controlar as quantidades sobretudo de arroz/massa/batata e abusar nas saladas. A carne ou peixe se forem grelhados, melhor. Costumo iniciar esta refeição com uma sopa.
  • Durante a tarde devem-se fazer lanches, um ou dois, consoante o intervalo entre o almoço e jantar, e durante este período viro-me para as frutas ou iogurtes. Por norma, só como pão ao pequeno almoço.
  • O jantar deve ser leve, acho que devia ser para toda a gente. É uma altura do dia em que não vamos gastar muitas calorias, logo não precisamos de ingerir muito, além disso ir para a cama de barriga cheia não é nada aconselhavel. Quando quero perder peso, como só uma sopa, se ficar com muita fome, como mais qualquer coisa, um queijo fresco ou uma fatia de fiambre por exemplo...
Tudo o que sejam doces, refrigerantes, entradas, sobremesas, etc, guardo para uma refeição a que chamo de "refeição especial" por semana, normalmente é o jantar de Sexta-feira. Aí como tudo o que me apetece, mas é uma refeição por semana, não o fim-de-semana inteiro!

A água é fundamental e confesso que não lhe tenho dado a devida importância. Está na hora de retomar velhos hábitos e ter sempre uma garrafa de 1,5l na secretária.

E não menos importante que a alimentação, o exercício! Todas sabemos dos seus benefícios e eu parece que tenho andado esquecida....venha ele!

E é isto, meninas...quem está a precisar também de uma melhoria na alimentação?

Ou já estão prontas para escolher os biquinis?






4 comentários:

  1. Oi Maria,
    Hj comecei o meu dia com Detox, mas compro o meu pronto e troco pelo café da manhã (pequeno almoço).
    Tenha uma ótima semana!
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderEliminar
  2. Após a Páscoa, um detox é sempre bem-vindo! Já começo o dia na academia para não perder o pique!
    Tenha uma ótima semana!
    Rosa
    Le Paquet

    ResponderEliminar
  3. Não estou mesmo naaaada pronta para escolher o biquini! Gostei deste post, teria de adaptar muito aos meus horários e rotina, mas sei que se realmente encontrar a motivação necessária consigo fazer algo diferente. Prometo que vou tentar, prometo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :D
      Eu tambem nao me sinto pronta! A Páscoa deu cabo do trabalho feito desde o Natal :o
      Mas ja entrei na rotina dos bons hábitos outra vez e ja se foi grande parte das amêndoas.

      Eliminar