sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Detox ou estilo de vida?

instagram @lovelylooknow

Eu sempre fui aquela miúda esquisitinha que dizia que não gostava de nada (e não gostava) a não ser frango ou bife com batata frita. Comia sopa obrigada e era essa a única maneira de comer legumes.

Talvez por causa da idade e depois de ter filhos, afinal todas nós amadurecemos e começamos a ver as coisas de outra forma, comecei a dar mais importância à alimentação. Na adolescência a preocupação era o peso e mais tarde pela sua importância.

Daí, cada vez mais leio sobre o assunto e cada vez mais me apercebo de como nos alimentamos mal. A isso junta-se uma vida acelerada, o stress diário, fatores que só podem fazer mal e trazer doenças indesejáveis.

Por tudo isso, a alimentação é uma preocupação constante, comecei a consumir primeiros os sumos (feitos na centrifugadora) pelos quais me apaixonei, diminuí drasticamente o consumo de carnes vermelhas, praticamente deixei de beber leite e adotei o hábito de beber água morna com limão ao acordar.

Recentemente comecei a fazer os batidos (smoothies) e também estou a gostar bastante. Adiei estes últimos porque me fazia ainda confusão beber batidos com legumes (feitos com liquidificador). Mas não havia razões para receios, pois são ótimos.

A última mudança lá em casa foi apostar mais em produtos biológicos, ou pelo menos, da região e produtos da época. 

Todos estes hábitos não são uma dieta, nem sequer um sacrifício, são hábitos para a vida que espero manter e melhorar. Não quero com isto dizer que tenha deixado de gostar de um bom bife, de uns queijos a acompanhar um bom vinho, mas a ideia é que sejam exceções.

E depois de começar não há como voltar atrás, é um estilo de vida altamente viciante. Desde o aspeto da comida até à forma como nos sentimos, as olheiras que desapareceram, são só pontos positivos!
O exercício físico claro que também faz parte da minha rotina, outra coisa da qual não prescindo.

O próximo passo é desaparecer com cereias, bolachas e sumos lá de casa, mas para isso tenho que viciar os meus filhos e marido neste estilo de vida...e estou quase lá!


p.s.- Não querem partilhar receitas de sumos/batidos?  :)

14 comentários:

  1. Também sou fã de um estilo de vida saudável e como tu escreveste "depois de começar não há como voltar atrás" e ainda bem!
    Bjs

    http://cocojeans.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que não conseguia mudar assim!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que não conseguia mudar assim!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Adoro comida saudável! Eu deixei de comer carne há 5 ou 6 anos e quero deixar também de comer peixe, adoro smothies e sumos de fruta também, sinto-me muito mais leve a todos os níveis e aposto sempre que posso em produtos biológicos.Leite de origem animal também não bebo há muitos anos, adoro leite de amêndoa ou avelã :)
    Bj S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leite de amêndoa está na lista das próximas coisas a experimentar (também há de avelã? deve ser bom...)

      Eliminar
  5. Desde já obrigada pela visita!
    Já tentei alguns sumos destes, mas é um pouco dificil habituar ao gosto.
    beijinhos linda
    caraanjo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há uns mais fáceis para experimentar. Por exemplo laranja, cenoura e beterraba, é impossível não gostar! E depois é uma questão de hábito, falo por mim, que agora até dos mais estranhos gosto, por exemplo com limão, gengibre, aipo e outros alimentos que tenham sabor mais forte.

      Eliminar
  6. Desde já obrigada pela visita!
    Já tentei alguns sumos destes, mas é um pouco dificil habituar ao gosto.
    beijinhos linda
    caraanjo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Também quero começar a fazer uns batidos porque realmente uma pessoal alimenta-se muito mal e o rico estômago está a começar a queixar-se à séria.

    ResponderEliminar
  8. A alimentação é o combustível do corpo.
    Sempre falo isso pras pessoas e digo que tudo é questão de se acostumar. Como vc mesma disse, com o tempo, tudo melhora. E não é só a aparência. A disposição também, o sono, o modo de vida...
    Desde criança a mãe sempre mantinha alimentação equilibrada: frutas, verduras, legumes. Também, crescemos plantando e comendo o que dava no quintal, sem contar que o dinheiro não dava pra guloseimas de mercado. E esse estilo perdura até hoje. Das guloseimas, gosto de bolos ou quitutes caseiros e também sou vegetariana, então...
    Espero que consiga manter sua dieta assim, pois só tem a ganhar.
    Abração e ótimo final de semana.
    Márcia.

    ResponderEliminar
  9. Muita força e motivação para esta nova fase, eu também quero começar uma alimentação e estilo de vida mais saudável.

    Beijinhos ♥
    http://lovingmypinkbubble.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Parece-me mesmo muito bem que tenhas feito essa mudança drástica e tão boa :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  11. Parabéns pela mudança e muita força :)

    http://venus-fleurs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar