terça-feira, 20 de março de 2012

Primavera - está na hora de arrumar o armário!

Closet


A mim parece-me uma óptima altura para renovar o guarda roupa, ou então, uma boa desculpa para dar cor ao mesmo. De uma maneira ou de outra o que interessa é arrumarmos casacões, peças de cores escuras e dar as boas vindas á nova estação.

Renovar é também "deitar" fora o que está a mais e deixar espaço para o que falta, que é como quem diz as peças ás quais não vamos resistir.

1.Esvaziar

Não tem muito que se lhe diga, é tirar-tudo-o-que-mora-no-nosso-armário, tudo! Aproveitamos e damos uma limpeza ao mesmo.

2. Seleccionar

Há muitos conceitos para a selecção, eu considero necessários pelo menos 3 grupos, o que não volta a entrar, o que fica e o que não sabemos bem.

No primeiro entram todas as peças que não vamos voltar a usar de certeza, ou porque não servem, ou porque estão estragadas, ou completamente desactualizadas. As estragadas podem ir directamente para o lixo e as restantes vão de certeza dar jeito a muita gente.

No 2º grupo juntamos aquelas que adoramos, ou porque nos ficam a matar, ou porque nunca passam de moda ou porque têm um valor sentimental tão grande que não podemos simplesmente colocá-las sem pestanejar no saco nº1 porque seria uma traição.

Por ultimo ficam aquelas que "ai se calhar vou voltar a usar, ai que eu até gosto desta saia, ai que isto dá com aquelas calças",...

3. A verdadeira selecção

Quanto ao primeiro grupo, a esta hora é bom que já esteja bem longe para não haver arrependimentos, já está decidido e despachado.

O 2º ainda requer atenção. É bom ter uma lista de perguntas ás quais devemos responder afirmativamente se queremos manter a peça de roupa. Algumas das coisas que temos que ter em conta:

  • Fica-me bem?
  • A cor favorece-me? (Para quem já fez o teste de cor tem aqui uma ajuda)
  • Consigo conjugá-la com outras peças?
  • Gosto muito dela?
  • Vou voltar a usá-la?
Se respondermos SIM a tudo podemos voltar a arrumá-la, caso contrário podemos juntá-la ao saco que já está á porta de casa para seguir outro rumo. Se não conseguirmos responder a uma das três ultimas perguntas juntamos a peça ao grupo 3.

Para o grupo 3 sugiro o seguinte: colocam-se as peças num espaço específico do armário e dá-se um prazo para usá-las. Se cumprirmos, fica, caso contrário não fica. Assim vamos acabar por responder ás perguntas que faltavam. Ou ainda, só podemos comprar uma peça nova se a substítuirmos por uma dessas, se calhar há alguma que não gostamos assim tanto.

E para ajudar no processo, refiro-me específicamente ás roupas que vamos dar, podemo-nos sempre lembrar que o espaço livre pode ser ocupado por roupinha nova o que ajuda muito!
Lembrar que a nova deve seguir os critérios de selecção :)

Se tivermos o guarda roupa arrumado, com bons básicos e pouca tralha, os nossos dias começam de certeza muito melhor!

4 comentários:

  1. Obrigada :)
    E sim, sigo-te com muito gosto!

    ResponderEliminar
  2. #Dias melhores, ctza que um guarda roupa
    arrumado o dia começa melhor ! Bjs e otimas dicas.

    ResponderEliminar
  3. Eu ultimamente tenho feito aos poucos... mas tehno que fazer uma boa arrumação!!!! Obrigada pela visita ;)

    ResponderEliminar
  4. Este post vai-me ajudar imenso agora para a limpeza de closet da Primavera

    ResponderEliminar